Blog - Artigo

O que é o padrão ONVIF?

Resumo:

Desde 2008 vários fabricantes de CFTV, entre elas a Intelbras, passaram a utilizar a especificação ONVIF. Ela padroniza a comunicação entre os dispositivos de vídeo em rede permitindo a interoperabilidade entre aparelhos de diferentes marcas. Ou seja, mesmo sendo fabricadas por empresas diferentes, não haverá problemas de incompatibilidade caso as duas sigam o padrão ONVIF, assim pode-se criar um sistema de CFTV que realmente atenda suas necessidades e orçamento, pois amplia as opções de compra. Além disso a configuração acaba sendo simplificada, pois dispensa conversões.

Artigo:

Quem se interessa por câmeras de segurança IP vai se deparar com a sigla “ONVIF” em algum momento. A sigla tem muito mistério por trás e pode ser difícil de entender completamente. Este artigo irá explicar alguns pontos em torno da sigla.

O que é ONVIF?

ONVIF (Open Network Video Interface Forum com site: onvif.org) é um fórum corporativo que foi fundado para padronizar a indústria de câmeras de vigilância baseadas em IP. Eles criaram diversas categorias de conformidade para facilitar às empresas na criação de produtos compatíveis com outros fabricantes.
Muitas vezes, isso induziu os clientes a acreditarem que qualquer dispositivo com o rótulo “ONVIF” funcionará com qualquer dispositivo no mercado que alegue ser compatível com ONVIF. Pequenos fabricantes que têm pouco ou nenhum investimento em pesquisa e desenvolvimento empacotam soluções de chipset baratas em câmeras IP e afirmam que seus produtos são compatíveis com ONVIF e que devem funcionar com qualquer gravador ONVIF. No entanto, esse não é o caso. Você também encontra empresas que vendem nas plataformas câmeras IP baratas que na prática não são compatíveis com o padrão ONVIF.

Se minha câmera é compatível com ONVIF, é garantia que vai funcionar?

Na maioria dos casos, você obterá um stream de vídeo da câmera ONVIF, mas nenhum outro recurso. Detecção de movimento, áudio, visualização remota, configurações de câmera e controle PTZ são recursos que quase nunca funcionarão, mesmo com uma câmera IP rotulada como “compatível com ONVIF”.
A única maneira de saber é testar sua câmera ONVIF no ambiente que você pretende usar. Diferentes versões de firmware em câmeras e gravadores fornecem vários graus de compatibilidade, tornando impossível para o fabricante da câmera ou do gravador responder a essa pergunta, a menos que os modelos exatos de câmera e gravador tenham sido testados para funcionarem juntos.

Como descobrir se minha câmera é compatível com ONVIF?

ONVIF criou vários perfis a serem seguidos pelos fabricantes de chipsets de câmeras IP.
Mostramos abaixo dois perfis ONVIF criados para câmeras IP que normatizam seu desempenho:
Perfil S trata de:

  • Transmissão de vídeo
  • Transmissão de áudio
  • Controles PTZ
  • Configurações de vídeo

Perfil T trata de:

  • H.264 / H.265 video compression
  •  Imaging settings
  •  Motion alarm and tampering events
  • Metadata streaming
  • Bi-directional audio

Para saber se sua câmera IP é compatível use o guia abaixo para verificar se seu modelo possui certificado ONVIF:

  • Entre no site (em inglês) www.onvif.org/conformant-products/ e vai até Product Search.
  • em Application Type selecione “Device”;
  • em Profile(s) selecione “S” e/ou “T”;
  • em Manufacturer digite p.ex Hickvision ou Intelbras;
  • clique em “Search”.

Nosso objetivo é conseguir um stream de vídeo e opcionalmente um de áudio para fazer gravação em nossos servidores via acesso remoto. Se sua câmera atende ao padrão ONVIF nos perfis S e/ou T alcançamos um dos pré-requisitos importantes para continuar com nossa avaliação.

O que vamos fazer

Se sua câmera atende ao padrão ONVIF nos perfis S e/ou T e conseguimos configurar seu roteador/firewall para permitir acesso à sua câmera temos chance de sucesso na execução do teste de conectividade.
Se não funcionar ainda temos a possibilidade de configurar a câmera para ela enviar as imagens para nossos servidores.